Framework Scrum

Objetivo:

O objetivo deste breve artigo é descrever um pouco do Scrum e dar algumas dicas para quem está se preparando para a certificação Scrum Master (PSM1).

Framework SCRUM

O framework Scrum é um conjunto de valores, princípios e práticas que fornecem a base para que a sua organização adicione suas práticas particulares de engenharia e gestão e que sejam relevantes para a realidade da sua empresa.

O Scrum foi desenvolvido para que seja utilizado em qualquer projeto de TI. Ele aproxima áreas de negócio e time de desenvolvimento, e desta forma, a expectativa é que os softwares produzidos atendam as expectativas dos usuários.

O Framework Scrum é baseado em Papéis, Eventos e Artefatos, explicados abaixo:

Scrum

Scrum

Papéis (Scrum Team)

Product owner: é o ponto central com poderes de liderança sobre o produto. Ele é o único responsável por decidir quais recursos e funcionalidades serão construídos e qual a ordem que devem ser feitos.
Scrum master: é responsável por ajudar a todos os envolvidos a entender e abraçar os valores, princípios e práticas do Scrum. Age como um Coach, executando a liderança do processo e ajudando a equipe Scrum (e o resto da organização) a desenvolver sua própria abordagem do Scrum, que tenha a melhor performance, respeitando as particularidades da organização. O Scrum master também tem um papel de facilitador. Ele deve ajudar a equipe a resolver problemas e fazer melhorias no uso do Scrum. Ele também é responsável por proteger a equipe contra interferências externas e assume um papel de liderança na remoção de impedimentos que podem atrapalhar a produtividade.
Development Team: é simplesmente a junção de todas as pessoas que trabalham no processo e desenvolvimento de Software (Arquiteto, Testers, Analista de Requisitos, Desenvolvedores, …) na metodologia tradicional em uma equipe multidisciplinar, e que são responsáveis pela concepção, construção e testes do produto.A equipe deve ser auto-organizada e auto- conduzida, normalmente possui entre 4 e 9 pessoas.
Eventos

Sprint planning: O product backlog pode representar muitas semanas ou até meses de trabalho, o que é muito mais do que pode ser concluído em um único sprint. Para determinar quais os subconjuntos de itens do Product Backlog mais importantes para construir no próximo sprint, o product owner, junto com o Scrum master e Development team devem realizar o Sprint Planning. A duração de um Sprint Planning é entre 4 e 8 horas considerando uma Sprint de 1 mês.
Daily scrum: Todos os dias, idealmente no mesmo horário e preferencialmente mesmo local, os membros da equipe de desenvolvimento devem realizar uma reunião com tempo definido (15 minutos ou menos), chamado Daily Scrum. Também conhecida como StandUp Meeting.
Sprint retrospective: tem como objetivo verificar necessidades de adaptações no processo de trabalho.
Sprint: são iterações ou ciclos de até um mês. O trabalho realizado em cada sprint deve criar algo de valor tangível para o cliente. Sprints são timeboxed(duração fixa) para que tenham sempre um início e fim data fixa, e, geralmente, todos eles devem estar com a mesma duração.
Sprint review: realizada ao final da Sprint e tem como objetivo verificar e adaptar o produto que está sendo construído.Trata-se da apresentação do produto desenvolvido aos Stakeholders.
Artefatos

Product backlog: é um documento que está constantemente evoluindo. Os itens podem ser adicionados, excluídos e revisto pelo Product Owner por conta de mudanças nas condições de negócios, ou conforme a compreensão da equipe Scrum sobre o produto aumenta. O product owner e os stakeholders são responsáveis pela priorização do Product backlog.
Sprint backlog: contém todo o trabalho que será executado em uma Sprint.
Definition of done: A DoD é um acordo formal doScrumTeam que define claramente quais são os passos mínimos para a conclusão de um item potencialmente entregável. Serve como um contrato entre o ScrumTeam e o Product Owner, garantindo que todo o produto gerado pelo projeto estará dentro dos padrões de qualidade estabelecidos entre eles. É uma forma de se buscar a excelência, especialmente em um cenário multi-iterativo.
Dicas para estudar para a certificação Scrum Master (PSM1):

Prestar muita atenção nos eventos Timeboxed, os tempos são cobrados na certificação PSM 1 e perguntas na negativa (pegadinhas).
A prova só está disponível no idioma inglês, por isso é adequado estudar e acostumar com os termos em inglês
Há simulados na internet onde encontra-se perguntas muito parecidas a das provas:
http://www.knowledge21.com.br/simulado-de-scrum-para-a-prova-de-certificacao-da-scrum-alliance-certified-scrummaster/

http://www.gp4us.com.br/simulados-para-certificacao-scrum/

Site para a prova:
scrum.org
85% (quantidade de acertos)
Na própria página do scrum.org há um simulado de teste para a prova (com perguntas reais)

https://www.scrum.org/assessment-launch/start-psm-i
60 minutos pra responder 80 questões
Valor: $150,00
Leia o Scrum Guide ele contém tudo o que cairá na prova:
http://www.scrumguides.org/docs/scrumguide/v2016/2016-Scrum-Guide-US.pdf

Recomendo a leitura de: Scrum a arte de fazer o DOBRO do trabalho na metade do TEMPO (Autor: Jeff Sutherland que é um dos co-criadores do Scrum), a venda pelo Kindle.
Detalho um pouco mais sobre o Scrum em:
https://oradeep.wordpress.com

Anúncios

Sobre oradeep

José Eduardo Fiamengui Júnior Graduação: Tecnologia em Informática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Pós-Graduação: Administração em Banco de Dados Oracle pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada (IBTA) Mba em Gestão Estratégica em TI pela FGV OCE 11G Certified ITIL V3 Foundation Certified PSM 1 (Professional Scrum Master) Empresa Atual: Câmara de Comercialização de energia elétrica Cargo atual: Arquiteto de soluções de Business Intelligence Cv: https://public.tableau.com/profile/joseeduardofiamenguijunior#!/vizhome/TableauPublicDadosCV/DadosGerais Linkedin: Dados Pessoais José Eduardo Fiamengui Júnior Arquiteto de Soluções de Business Intelligence Casado, 33 anos Formação Acadêmica https://oradeep.wordpress.com/ https://br.linkedin.com/in/josé-eduardo-fiamengui-júnior-1b9b4427
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s